Greve: redobre atenção ao comprar alimentos que ficaram retidos em bloqueios, adverte SMS

Pasta da Saúde emitiu nota para que Agas alerte estabelecimentos no momento do recebimento da mercadoria

Imagem: Laura Gross/ Rádio Guaíba

A chefe da Equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Paula Marques Rivas, salientou hoje, em entrevista à Rádio Guaíba, que a população precisa ter atenção ao comprar alimentos congelados e resfriados que ficaram estocados em caminhões parados durante a greve dos caminhoneiros, que chegou ao 10º dia. Além disso, a SMS emitiu uma nota informativa à Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), alertando os estabelecimentos no momento do recebimento da mercadoria.

De acordo com Paula, os alimentos podem desencadear a proliferação de micro-organismos e bactéricas que podem causar doenças. “É preciso atenção com a rotulagem e o prazo de validade, além disso, cuidar os alimentos perecíveis com prazo menor de duração. No caso dos congelados, o alimento não pode estar com líquido na embalagem e nem com aspecto de descongelamento”, completa.

Sobre o documento, emitido pela Equipe de Vigilância de Alimentos, a médica enfatiza que a responsabilidade pelas condições de segurança dos alimentos perecíveis transportados nesse período é do receptor da carga, que deve verificar as condições dos alimentos ao chegar ao destino. Caso alguma irregularidade seja observada, a carga não deve ser recebida.

“Nós não temos, hoje, como fazer barreiras sanitárias ou fiscalizações. Por conta disso, dessa falta de tempo e de pessoal, precisamos que os empreendimentos nos auxilem nesse trabalho, para que o consumidor não seja prejudicado”, salienta Paula.

A medida visa garantir a comercialização de produtos seguros à população. Em caso de dúvida, o consumidor deve registrar a solicitação por meio do telefone 156, da Prefeitura.