Prédio tem risco de desabar no centro de Porto Alegre

Esquina das ruas Riachuelo e Marechal Floriano Peixoto está interditada

Esquina das ruas Riachuelo e Marechal Floriano Peixoto está interditada | Foto: Samantha Klein

A esquina das ruas Riachuelo e Marechal Floriano Peixoto, no Centro Histórico de Porto Alegre, está interditada desde a manhã de sábado. O motivo é que parte do prédio conhecido como Casa Azul, localizado na Riachuelo, tem duas paredes de dois andares de altura presas por cabos de aços e que ameaçam cair. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou parte das vias e alterou o sentido da quadra da Floriano Peixoto entre a rua Jerônimo Coelho e a Riachuelo. O bloqueio vale para veículos e pedestres e ainda não há uma data para liberação.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior determinou a intervenção imediada devido a uma determinação judicial. A decisão ocorreu na sexta-feira em reunião do Executivo com os representantes das secretarias de Cultura e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, da Procuradoria-Geral do Município (PGM), da EPTC, da Defesa Civil e da Manutenção Predial.

A EPTC estuda rotas alternativas enquanto durarem os bloqueios, permitindo acesso local somente para moradores. Nos próximos dias, placas devem ser colocadas para orientar o trânsito. A PGM, por sua vez, avalia ingressar na Justiça com três ações: eliminação de risco com a possibilidade de demolição de parte do prédio, desapropriação do prédio e o ressarcimento por parte dos proprietários.

O fim da linha dos lotações, que antes eram na rua Marechal Floriano Peixoto, passou para a Doutor Flores devido ao bloqueio do cruzamento da Riachuelo com a Marechal.