Greve dos caminhoneiros já causa prejuízo bilionário ao agronegócio gaúcho

Produção de aves, suínos, hortifrutigranjeiros, além da cadeia leiteira foram os segmentos mais afetados

Foto: Divulgação

O agronegócio gaúcho já contabiliza um prejuízo de pelo menos R$ 1 bilhão em função da greve dos caminhoneiros. A categoria paralisou os fretes na segunda-feira. Dentre os setores mais afetos do agro gaúcho estão: produção de aves, suínos, hortifrutigranjeiros, além da cadeia leiteira.

Conforme o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, o prejuízo bilionário será ainda maior, uma vez que os cálculos são preliminares. Diariamente, a agropecuária gaúcha movimenta R$ 400 milhões.

Na sexta-feira, o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) confirmou que todos os abatedouros gaúchos com inspeção federal -18 de suínos e 17 de aves -, suspenderam as atividades.

Já o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) também informou a parada total da captação de leite. O Estado soma 65 mil produtores de leite. Sobre a cadeia leiteira, Antônio da Luz lamentou. “Tem produtores que nesta altura do campeonato já quebraram. Eles podem ainda não ter esta consciência, mas já quebraram”, disse.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile