Greve dos caminhoneiros já causa prejuízo bilionário ao agronegócio gaúcho

Produção de aves, suínos, hortifrutigranjeiros, além da cadeia leiteira foram os segmentos mais afetados

Foto: Divulgação

O agronegócio gaúcho já contabiliza um prejuízo de pelo menos R$ 1 bilhão em função da greve dos caminhoneiros. A categoria paralisou os fretes na segunda-feira. Dentre os setores mais afetos do agro gaúcho estão: produção de aves, suínos, hortifrutigranjeiros, além da cadeia leiteira.

Conforme o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, o prejuízo bilionário será ainda maior, uma vez que os cálculos são preliminares. Diariamente, a agropecuária gaúcha movimenta R$ 400 milhões.

Na sexta-feira, o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) confirmou que todos os abatedouros gaúchos com inspeção federal -18 de suínos e 17 de aves -, suspenderam as atividades.

Já o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) também informou a parada total da captação de leite. O Estado soma 65 mil produtores de leite. Sobre a cadeia leiteira, Antônio da Luz lamentou. “Tem produtores que nesta altura do campeonato já quebraram. Eles podem ainda não ter esta consciência, mas já quebraram”, disse.