Ainda com gasolina, posto da zona Norte da Capital registra até 12 horas de fila para abastecer

Brigada Militar reforçou policiamento na região para evitar confusões

Foto: Fabiano do Amaral

Na luta para conseguir abastecer os veículos, motoristas de Porto Alegre encararam filas de até 12 horas, nesta sexta-feira, para colocar R$ 100 de combustível. Um posto na avenida do Forte, na zona Norte, atendeu durante o dia todo uma clientela ávida por um produto escasso: a gasolina. Desde a greve dos caminhoneiros, a unidade da Rede Vip, localizada no número 1396, viu o movimento crescer nas bombas do posto.

Motoristas desesperados por encontrar combustível na Capital formaram longas filas, desde a manhã desta sexta-feira. No local, a Brigada Militar reforçou o policiamento para evitar confusão. Mais cedo, houve problemas com motociclistas que tentaram furar as filas organizadas pelo posto. Com isso, a direção decidiu oferecer fichas para a chamada desse tipo de veículo.

Gerente do posto, Hércules da Rosa Ropke explica que a ideia de limitar em R$ 100 o abastecimento por carro é atender o maior número de clientes. Com isso, o combustível disponível na unidade pode atender até 5 mil pessoas, com média de 20 litros por cliente. Conforme Rosa, a procura por combustíveis se intensificou desde quarta-feira. À noite, filas de carros e motos se estenderam por pelo menos 3 quilômetros.

Ropke explica que a rede possuía estoque em função da expectativa de alta do dólar. “Há duas semanas esperávamos pelo aumento do dólar, por isso temos bastante combustível estocado. Dos 23 postos da rede, apenas este tem combustível”, ressalta. Para garantir o atendimento durante 24 horas, o posto conta com ao menos 25 funcionários abastecendo.