Hospital de Clínicas deve fechar refeitório se greve de caminhoneiros persistir

Nessa hipótese, direção também vai analisar a possibilidade de reagendar procedimentos eletivos (sem urgência)

Em função da greve dos caminhoneiros, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) enfrenta desabastecimento. Das 120 entregas que ocorrem diariamente, apenas três puderam ser realizadas nessa quinta. Um dos principais problemas é a falta de fornecimento de alimentos perecíveis (leite, carnes, pães, frutas e verduras). Em função disso, a partir desta sexta, o hospital muda o cardápio das refeições servidas no Refeitório, com redução de alguns itens.

A medida é indispensável, conforme o hospital, para que seja possível manter a alimentação prescrita aos pacientes com o mínimo de alterações. A estimativa é de que os estoques existentes permitam a manutenção do esquema de contingência até o próximo domingo. Se até então o problema persistir, a partir de segunda-feira o Refeitório vai precisar ser fechado.

O HCPA também confirmou falta de fornecimento de oxigênio, item cujo consumo cresce em época de frio, em função das doenças respiratórias, mais frequentes. Os estoques existentes devem durar até sábado e novas entregas pararam de ocorrer, já que o fornecedor fica em Guaíba. O hospital negocia, com apoio dos gabinetes de crise dos governos estadual e municipal, a possibilidade de escolta para que o produto chegue até a instituição.

A direção também adverte que, se o problema persistir, deve ser analisada a possibilidade de reagendar procedimentos eletivos (sem urgência).