Aulas estão suspensas na rede municipal de Rio Grande

Municípios da zona Sul do Estado estão com serviços paralisados

A Secretaria de Educação de Rio Grande, no Sul do Estado, suspendeu as atividades nas escolas municipais nesta sexta-feira. A medida foi adotada para não comprometer a segurança de estudantes e trabalhadores no deslocamento até as escolas, diante do cenário de greve dos caminhoneiros e seus impactos no abastecimento de combustível na cidade. O serviço de coleta de lixo segue suspenso no município. A prefeitura solicita que a comunidade acondicione os resíduos em casa até que a situação seja normalizada. Tal medida se justifica devido ao aterro sanitário ficar às margens da BR 392, que está com acesso bloqueado para a passagem de caminhões. O transporte coletivo urbano está operando com a tabela de horários de sábado nesta sexta-feira. A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) suspendeu as aulas hoje e amanhã.

Em Pelotas, a adesão é parcial à paralização convocada pela Famurs e A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para hoje. Na região Sul, São Lourenço do Sul, São José do Norte, Herval, Cerrito, Jaguarão e Chui apoiam a paralização. A cidade de Canguçu decretou situação de emergência e Santa Vitória do Palmar calamidade em função da falta de combustíveis. A partir de hoje, está suspensa a coleta de resíduos na zona rural de Pelotas e a coleta seletiva na zona urbana. As ambulâncias do Samu estão atendendo apenas casos extremos.

As unidades de saúde da zona rural podem ter serviços afetados: as UBS Triunfo, Grupello e Coronel Osorio não terão atendimento pela falta de transporte. Os agentes de trânsito só atendem acidentes usando motos. Assim como nessa quinta-feira, os ônibus estão adotando o horário de tabela de sábado. Amanhã, o horário é de domingo, com reforços em horários de pico, sendo que o último ônibus a sair do Centro será a 00h30. O domingo será sem ônibus para os pelotenses. O horário dos ônibus que saem da rodoviária segue a tabela de sábado.