Marchezan decreta situação de emergência em Porto Alegre

Município deve priorizar o abastecimento de combustível para transportes essenciais, como ambulâncias, transporte público e recolhimento de lixo

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, decretou situação de emergência no município na noite desta quinta-feira em razão do desabastecimento ocasionado pela paralisação nacional dos transportadores de carga. A medida aparece em edição extra do Diário Oficial.

O objetivo é otimizar recursos existentes e direcioná-los às áreas essenciais, concentrando esforços para garantir a continuidade da prestação dos serviços públicos prioritários – saúde, segurança, transporte público e saneamento básico.

De acordo com o Decreto nº19.999/2018, o Município deve priorizar o abastecimento de combustível para transportes essenciais, como ambulâncias, transporte público e recolhimento de lixo.

Mesmo com a proposta do governo federal para o encerramento da paralisação, a estimativa é de que ainda se leve até três dias para normalização do abastecimento em Porto Alegre.

A paralisação já afeta a prestação de alguns serviços na cidade. Os ônibus novamente terão tabela reduzida nesta sexta e a coleta de lixo vai ser afetada.

Linha Turismo para de operar

A diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento confirmou, também na noite de hoje, que os roteiros do ônibus da Linha Turismo foram suspensos em decorrência da falta de combustíveis na Capital, até que a situação se normalize.

O Tour Cervejeiro previsto para o sábado, porém, segue garantido devido à reserva disponibilizada pela Carris.