Greve de caminhoneiros prejudica mais de 80% da captação de leite no RS

Conforme o Sindilat, cumprimento das decisões judiciais ocorre de forma lenta e insuficiente para repor o fluxo de coleta no campo

Foto: Guilherme Testa
O Sindicato da Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) confirmou que mais de 80% da captação de leite deixou de ocorrer, nesta quinta-feira. De acordo com um levantamento realizado com associados, nessa manhã, a maioria das empresas suspendeu integralmente a ação de caminhões e as demais seguem operando com dificuldades e sob ameaça. Diariamente, a indústria leiteira capta 12,6 milhões de litros de cru de 65 mil propriedades rurais do Rio Grande do Sul.
Ontem, o Sindilat entrou com ações na Justiça Estadual para desbloqueio de rodovias interditadas e conseguiu a liberação de cargas de empresas associadas em Cruz Alta e Ijuí.
Além disso, uma liminar obtida nesta quinta pela Advocacia Geral da União (AGU) junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região permite a livre circulação nos três estados do Sul.
Até agora, porém, conforme o Sindilat, o cumprimento das decisões judiciais ocorre de forma lenta e insuficiente para repor o fluxo de coleta no campo. O sindicato recomenda aos associados que, de posse dessas três decisões, solicitem a liberação das cargas retidas em função da greve.
Há registro, ainda, de falta de insumos para atender ao processo industrial. Com isso, se a manifestação prosseguir, as linhas de produção também vão ser desativas integralmente.
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile