Eunício convoca líderes para decidir votação de isenção do diesel

Votação, porém, ainda não é consensual, já que não se confirmaram as previsões financeiras feitas pelos deputados na noite de ontem, quando aprovaram o aprovado

O senador Eunício Oliveira preside sessão conjunta do Congresso Nacional.

Em meio ao calendário complicado e com a continuidade da paralisação dos caminhoneiros, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), convocou uma reunião extraordinária de líderes para a noite desta quinta-feira em Brasília. Como reação às críticas de que os senadores pretendiam votar somente na semana que vem o projeto que isenta tributos que incidem sobre o óleo diesel, Eunício retornou à capital federal às pressas, após cancelar a participação em um evento na base eleitoral, o Ceará.

A reunião de líderes foi convocada no início da tarde de hoje para as 19h. Além da Secretaria-Geral da Mesa, o próprio presidente do Senado telefonou a alguns líderes comunicando-os da agenda. A votação, porém, ainda não é consensual, já que não se confirmaram as previsões financeiras feitas pelos deputados na noite de ontem, quando aprovaram o aprovado. Ao aprovarem a reoneração de 28 setores da economia, os deputados incluíram o fim da cobrança do PIS/Pasep e da Cofins incidente sobre o diesel até 31 de dezembro de 2018.

A estimativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do relator do projeto, Orlando Silva (PCdoB-SP), era de um impacto nos cofres da União de apenas R$ 3 bilhões em 2018. Já o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, apresentou uma conta diferente, e nessa manhã veio a público repetir que as contas sugerem uma perda próxima a R$ 10 bilhões se os impostos dos combustíveis forem zerados.

Diante do impasse e da continuidade do movimento dos caminhoneiros, que se reúnem neste momento com o governo pelo segundo dia consecutivo, Eunício decidiu convocar os senadores para definirem um cronograma e evitar o agravamento da crise, que já gera desabastecimento em algumas regiões. As estratégias para a votação ainda estão indefinidas, já que se os senadores decidirem atender o governo e retirar a isenção do tributo pedida pelos caminhoneiros, a proposta pode ter que tramitar novamente na Câmara.

Por meio do Twitter, o presidente do Senado disse que suspendeu uma agenda em Fortaleza ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana (PT). O anúncio da liberação de cisternas já era previsto na agenda de Eunício há mais de uma semana.

Hoje, o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, disse que a mobilização só vai terminar quando o presidente Michel Temer sancionar e publicar, no Diário Oficial da União, a decisão de zerar a alíquota do PIS-Cofins incidente sobre o diesel.