Desarticulada quadrilha envolvida em assaltos a bancos e carros-fortes no RS

Ação ocorreu em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina. Líder segue foragido

A quadrilha liderada pelo criminoso Rafael Seco, envolvida em roubos a carro-forte e banco, além de assaltos a agência lotérica, foi alvo da operação Império deflagrada em conjunto pelas Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, nessa manhã.

Mais de 30 agentes em dez viaturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) do RS e Diretoria Estadual de Investigações Criminais de SC cumpriram oito mandados de busca e apreensão, duas ordens judiciais de prisão preventiva e uma de prisão temporária. Houve três prisões e recolhimento de uma pistola calibre 9 milímetros com carregador e três celulares.

Rafael Seco, porém, não foi encontrado e permanece foragido. A ação ocorreu na praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Florianópolis, em SC, onde a quadrilha mantinha um esconderijo. “O trabalho de investigação prossegue”, garantiu o titular da 1ª Delegacia de Repressão a Roubos do Deic, delegado João Paulo de Abreu.

A quadrilha foi responsável, por exemplo, por três assaltos em novembro do ano passado em Porto Alegre. No dia 3, ocorreu o roubo da agência do Banrisul na avenida França, no bairro Navegantes. Na ocasião, seis criminosos renderam vigilantes e levaram o dinheiro dos caixas eletrônicos e do cofre. No dia 11, o bando atacou um carro-forte na travessa Arno Phillip, no bairro Anchieta. Um dos três vigilantes do blindado teve inclusive um suposto artefato explosivo amarrado no corpo, sendo depois constatado que era um simulacro. No dia 13, os bandidos invadiram uma lotérica no interior de um shopping center na avenida Ipiranga, sendo levado o dinheiro do cofre.

Imagens de câmeras de monitoramento registraram dos dois assaltantes transitando pelo local. Rafael Seco é foragido do regime semiaberto da Colônia Penal Agrícola de Charqueadas em 2017, após ter sido preso em 2013.