Justiça Federal rejeita pedido do Sindilat para liberar BRs com bloqueio de cargas no RS

Sindicato vai entrar com outra ação, agora nas comarcas de Ijuí e de Cruz Alta, localidades onde há mais caminhões parados com leite

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul negou o pedido do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) para determinar a desobstrução de rodovias e garantir o transporte de caminhões com leite cru. A ação se baseou no artigo 5º, inciso XV, da Constituição Federal, que prevê o direito à livre locomoção e circulação no território nacional.

Segundo o Sindicato, a JF entendeu que a situação não “exigia qualquer necessidade de urgência”. Por conta disso, o Sindilat vai entrar com outra ação, agora nas comarcas de Ijuí e de Cruz Alta, localidades onde há mais caminhões parados com leite.

Conforme o presidente do sindicato Alexandre Guerra, o prejuízo chega a R$ 20 milhões por dia, e já há registro de produtores que estão precisando colocar fora o leite cru, pois o produto dura, no máximo, 48 horas.

Com os veículos presos, a retirada de leite de 65 mil propriedades rurais fica prejudicada. Diariamente, 12,5 milhões de litros são captados em fazendas do Rio Grande do Sul.