Falta de diesel: ônibus vão circular de hora em hora, fora de horários de pico, na Capital

Medida entra em vigor nesta quinta

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

O transporte coletivo de Porto Alegre passa a ser afetado, a partir desta quinta-feira, em função da falta de diesel, provocada pela greve dos caminhoneiros, que paralisa caminhões e compromete o abastecimento. Em reunião na tarde de hoje, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e representantes da Carris, da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e dos consórcios de ônibus definiu que os ônibus vão circular de hora em hora fora dos horários de pico, entre o início da operação e as 8h30min, e das 17h às 19h30min.

A forma de atendimento durante a noite vai ser divulgada na tarde desta quinta-feira. A decisão acontece para possibilitar a prestação do serviço por um maior número de dias possíveis nos horários de demanda mais intensa da população.

Ainda de acordo com a EPTC, os lotações funcionarão normalmente.

Empresas advertem para falta de diesel

Mais cedo, a ATP alertou para o risco de falta de diesel, “dentro de poucos dias”, para abastecer os ônibus urbanos em função da greve, que impede o fluxo de caminhões.

Há casos, de acordo com a entidade, em que a urgência é ainda maior. “Há empresas com estoque do produto para hoje. E há outras com estoque para apenas mais um ou dois dias de operação”, explicou o diretor executivo da ATP, Gustavo Simionovschi.

O dirigente lembrou que, desde último reajuste da tarifa de ônibus, em março, o diesel subiu mais de 11%, o que representa um aumento de custo para as empresas na faixa de R$ 1,1 milhão no mês.