Campanha do Agasalho da Capital começa com meta de arrecadar 300 mil peças

Doações podem ser feitas em farmácias e redes de supermercado credenciadas e mais de 60 pontos da cidade

Lançamento da Campanha do Agasalho 2018 | Foto: Brayan Martins/ PMPA

Na semana de chegada do frio e com os termômetros marcando menos de 9ºC, a prefeitura de Porto Alegre lançou, na manhã desta quarta-feira, a Campanha do Agasalho 2018. A meta inicial era arrecadar 255 mil peças de roupas, cobertores, calçados e fraldas descartáveis, além de alimentos não perecíveis, mas durante o evento a proposta subiu para 300 mil itens.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Denise Russo, há mais de 60 locais cadastrados na Capital para receber as doações, como redes de supermercados e farmácias. A expectativa é superar o número de pessoas atendidas, que no ano passado ultrapassou 30 mil. “Nós entregamos para os nossos abrigos, escolas, entidades conveniadas com a prefeitura e entidades assistenciais que cuidam dos idosos. Toda a nossa rede de acolhimento é beneficiada e tem um tratamento de prioridade e a nosso público direto”, explicou a secretária.

Neste ano, a Campanha do Agasalho de Porto Alegre terá a atuação de padrinhos, que são as empresas e instituições que mais arrecadaram no ano passado e vão organizar campanhas internas para incentivar a doação dos itens necessários. De acordo com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, os padrinhos são importantes para auxiliar na gestão e organização da campanha.

“A gente buscou essas pessoas e instituições que se mobilizaram espontaneamente no ano passado e que tem isso no seu DNA na sua vocação essa questão de organização e mobilização interna e externa para auxiliar na organização e dar mais transparência à ação”, disse o prefeito.

A campanha deste ano já começa com a doação de mais de 20 mil itens para aquecer o inverno dos mais necessitados. A maior doadora é a Rede de Estacionamentos Indigo, através da Manobra Solidária, que faz arrecadações durante todo o ano.

“Pra nós é muito importante ajudar as pessoas carentes e o que é mais importante é que a gente pode ajudar durante todo o ano, porque o Manobra Solidária não existe apenas no período do inverno. Essas 15 mil peças que doamos hoje são arrecadadas em mais de 40 pontos”, afirmou a gerente da ação, Cíntia Camargo.

A Central de Recolhimento da Campanha do Agasalho de Porto Alegre fica no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, localizado na avenida Ipiranga, 311, bairro Menino Deus.