Ufrgs vai dedetizar prédios na Senhor dos Passos após foco de escorpião amarelo

IA e DAD devem ficar três dias fechados em função do processo

Os prédios do Instituto de Artes (IA) e do Departamento de Artes Dramáticas (DAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) passarão, na próxima semana, por um processo de dedetização específica para escorpião amarelo. A aplicação do veneno vai ser feita em 1º de junho, sexta-feira, pela empresa Cancelli Serviços Ltda., contratada em caráter emergencial.

Os prédios, localizados na rua Senhor dos Passos, no Centro de Porto Alegre, só devem ser liberados novamente para acesso do público na segunda-feira, dia 4. Caso as condições climáticas não permitam o serviço, as datas podem sofrer alterações.

Em novembro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta sobre a existência do Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus) em Porto Alegre. O Centro Histórico está entre as regiões da cidade onde existe infestação do animal. Também foram notificados casos de surgimento do aracnídeo nos bairros Anchieta, Lomba do Pinheiro, São Geraldo e Passo D’Areia.

Desde fevereiro, a Ufrgs registrou seis casos de escorpião amarelo no prédio do Instituto de Artes. O fato foi comunicado à Vigilância Sanitária da Prefeitura de Porto Alegre, que já realizou duas palestras sobre os cuidados que devem ser tomados para a comunidade do IA. Apesar de não ter sido encontrado nenhum escorpião no DAD, o prédio também vai receber a aplicação do veneno por estar na região de infestação.

O contrato prevê ainda vistorias mensais nos prédios – de junho a outubro – e, se necessário, reaplicação do produto.

Conforme orientações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o escorpião amarelo costuma se movimentar mais à noite, atrás de alimentos, especialmente baratas. Em caso de visualização do animal, o procedimento indicado é ligar para o telefone 156, da prefeitura.

Não é indicado capturá-lo e nem utilizar inseticidas – além de não matarem o animal, eles podem torná-lo mais perigoso. Em caso de picadas, a indicação é levar a vítima o mais rápido possível para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde há profissionais capacitados para o atendimento e a aplicação do soro antiescorpiônico.