Porto Alegre: quatro instituições querem gerenciar o Hospital Restinga

Divulgação do resultado final ocorre em 7 de junho

SMS realizou sessão de abertura dos envelopes com as propostas do Edital de Chamada Pública para gerenciamento, operacionalização e execução de ações do Hospital Restinga e Extremo-Sul. | Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Alegre

Quatro instituições mostraram interesse em gerenciar e operacionalizar o Hospital Restinga Extremo-Sul (HRES), em Porto Alegre. A divulgação, feita pela Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu hoje, durante a sessão de abertura dos envelopes. Os projetos devem ser analisadas até o dia 29, data em que serão divulgadas as propostas habilitadas e aberto o prazo para recursos, caso haja. A divulgação do resultado final ocorre em 7 de junho.

Apresentaram propostas o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde, a Cruz Vermelha Brasileira, a Associação Hospitalar Vila Nova e a Associação Beneficente São Miguel.

Durante a sessão, as instituições receberam dados sobre os valores e planos propostos pelos concorrentes. O primeiro colocado vai ser chamado para firmar termo de colaboração com o município, com duração de 60 meses, a partir de 1º de julho.

O termo de colaboração prevê atendimento de emergência, ampliação de exames para a rede de atenção primária (tomografia, ecografia, mamografia, exames laboratoriais, endoscopia digestiva alta e baixa, eletrocardiograma e Raio-x), abertura de quatro salas cirúrgicas e ampliação dos ambulatórios de medicina interna, infectologia, traumatologia, cirurgia-geral e urologia. Com o acréscimo de 49 leitos aos 62 existentes, o hospital deve oferecer 111 leitos de internação. Já a previsão de orçamento mensal fica entre R$ 2,59 milhões e R$ 3,7 milhões.

Entregue em 2014, o Hospital Restinga Extremo-Sul resulta de uma parceria público-privada em que o Hospital Moinhos de Vento investiu recursos de renúncia fiscal na obra, ficando com a gestão do complexo até o momento. Com as mudanças feitas pelo Ministério da Saúde nas diretrizes para concessão da filantropia, o grupo desistiu da manutenção do Hospital da Restinga.

Os gestores garantem que o período de transição não vai ficar descoberto. O contrato do Município com o Moinhos termina em 30 de junho, mas um aditivo de 90 dias ao contrato deve ser viabilizado.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile