Cai a confiança do industrial gaúcho em maio

Essa é a segunda queda seguida, embora indicatores - acima de 50 - ainda denotem confiança

Os empresários gaúchos ficaram menos otimistas em relação ao futuro da economia brasileira. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), que caiu 2,8 pontos em maio em relação a abril, atingindo 56,6. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O Indicador de Expectativas atingiu 57,9 pontos e exerceu a maior influência na redução da confiança no mês. Embora acima dos 50 pontos, o indicador caiu quase quatro pontos em relação a abril (61,6).

“A paralisação da Reforma da Previdência contribuiu para o aumento da insegurança nos próximos meses. Além disso, o ritmo menor que o esperado da atividade econômica no primeiro trimestre, a maior incerteza política e o quadro externo mais instável diminuem o otimismo dos empresários neste início de segundo trimestre”, explica o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry.

O resultado do Índice de Expectativas da Economia Brasileira (IE-EB) também mostra a mesma percepção. Com 53,4 pontos em maio (eram 56,9 em abril), o indicador caiu 6,1 pontos nos últimos dois meses. O Índice de Expectativas com Relação às Próprias Empresas recuou de 64,2 pontos em abril para 60,5.

Em maio, ocorreu a segunda queda seguida do ICEI-RS. Apesar disso, por continuar acima de 50 pontos, o levantamento ainda sinaliza confiança.

O ICEI-RS buscou uma amostragem em 217 empresas, sendo 51 pequenas, 81 médias e 85 grandes, entre os dias 1º e 14 de maio.