INSS deixa de agendar atendimento presencial para mais serviços a partir de quinta-feira

Segurado deve acessar o Meu INSS, pela página da instituição, ou ligar para o telefone 135

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o atendimento presencial, a partir de quinta-feira, para uma série de serviços que terão que ser marcados pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135. A medida abrange desistência de aposentadoria; atualização de dados cadastrais do beneficiário; atualização de dados do Imposto de Renda – atualização de dependentes; desistir de aposentadoria ou auxílio-reclusão e solicitar pagamento de benefício não recebido.

Hoje, o atendimento exclusivo via Internet e telefone passou a valer, em todo o País, para o salário-maternidade e aposentadoria por idade urbana.

O gerente-executivo do INSS em Porto Alegre, Claiton Pereira, informou que em vez de agendar uma data para ser atendido, o cidadão recebe direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do instituto, vai ser possível a concessão automática do benefício, à distância.

Segundo Pereira, a medida representa fim do tempo de espera para ser atendido. “Anteriormente, o cidadão ligava para o 135 e era agendada uma data geralmente no prazo de três a quatro meses para que ele fosse na agência da Previdência entregar a documentação para ter a análise do seu benefício”, destacou.

Pereira explicou que a expectativa é de agilização no atendimento nas agências porque o cidadão que estiver com o cadastro totalmente regularizado, ou seja, em que as empresas tenham informado corretamente os dados, vai poder ter concedidos a aposentadoria por idade ou salário-maternidade no momento do requerimento. “Não vai mais haver a obrigatoriedade de uma pessoa se dirigir até a uma agência do INSS para entregar a documentação”, acrescentou.

A gerência Porto Alegre, da qual fazem parte as cidades de Viamão e Alvorada, contabiliza uma média de 25 mil a 30 mil atendimentos por mês entre aposentadorias, perícias médicas, manutenção de benefícios e troca de endereços, entre outros serviços.