Falta de local para guardar bicicletas afeta atividade inclusiva da Associação de Cegos do RS

A instituição está sem um lugar para deixar as 12 bicicletas, de aproximadamente 2 metros cada uma, adaptadas para uso de pessoas cegas ou com baixa visão

Bicicletas adaptadas para pessoas cegas e com baixa visão | Foto: Divulgação ACERGS

A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS) precisa de ajuda para manter um projeto de inclusão social. A instituição está sem um lugar para deixar as 12 bicicletas, de aproximadamente 2 metros cada uma, adaptadas para uso de pessoas cegas ou com baixa visão. Até outubro de 2017, os equipamentos ficaram na sede do 9º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, mas tiveram que ser removidos.

Desde essa data, a Associação procura por um local na região Central da Capital para guardar as bicicletas. Sem sucesso, primeiro elas foram levadas para a casa de um dos diretores da instituição, depois foram encaminhadas para um espaço na Zona Sul de Porto Alegre. Contudo, com a dificuldade para a realização dos passeios em virtude da distância e pelo trajeto com muitas lombas e desvios, as bicicletas voltaram para a casa do diretor, que fica no bairro Partenon, na zona Leste da cidade.

“Nós precisamos de um espaço para guardar os equipamentos na área Central de Porto Alegre. Pela nossa dificuldade, a gente pode fazer passeios na região da orla do Guaíba, onde há uma estrutura boa para o nosso projeto e onde a ACERGS costumava promover as pedaladas. Atualmente, nós temos que fazer grandes deslocamentos que criam um custo que a gente não tem para o transporte das bicicletas, reduzindo o número de atividades de inclusão que nós costumávamos fazer”, explica o diretor de empreendedorismo da associação, Rafael Martins dos Santos.

Para não paralisar as atividades e manter as bicicletas num espaço em que elas não sofram com os efeitos climáticos, como chuva e sol, a ACERGS busca um parceiro na região Central da Capital. “A falta desse espaço acaba gerando insegurança para planejar as próximas pedaladas. Nossas práticas são bem inclusivas onde nós podemos estar juntos com as demais pessoas, mas como nossas bicicletas são grandes e pesadas, nós teríamos que ter um lugar mais central para deixá-las”, alega o diretor.

Quem quiser colaborar, pode entrar em contato com a Associação pelos telefones (51) 3225-3816 e 99916-8959 ou pelas redes sociais: facebook.com/acergs.acergs.

Pedaladas realizadas pela Associação | Foto: Divulgação ACERGS