Cerca de 16 mil candidatos fazem concurso para delegado de Polícia neste domingo, em Porto Alegre

Salário de R$ 20,3 mil atraiu moradores de diversos lugares do Brasil

Candidatos revisam conteúdo antes das provas | Foto: Guilherme Testa

Com salário de R$ 20,3 mil, acontece neste domingo a primeira fase do concurso público para delegado da Polícia Civil gaúcha. A prova de capacitação intelectual é realizada em diversos pontos de Porto Alegre, sendo que a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) é onde concentra o maior número de concorrentes. Organizado pela Fundatec, o certame visa preencher 100 vagas.

Conforme a diretora da Academia de Polícia (Acadepol), delegada Elisangela Melo Reghelin, a expectativa é de que os aprovados em todas as etapas ingressem no Curso de Formação Profissional no próximo ano. “São cerca de seis meses de preparação, antes do início efetivo. É importante salientar que é um longo processo de seleção, há dentro dos exames de capacitação intelectual, a prova objetiva, escrita discursiva, oral, títulos, capacitação física, sindicância da vida pregressa e atual, além dos exames de saúde e avaliação de aptidão psicológica”, afirmou.

A delegada lembrou ainda que todos os concorrentes precisam ter o curso de Direito e ter exercido atividade jurídica – ou policial – pelo período mínimo de três anos. O subchefe de Polícia, delegado Leonel Fagundes Carivali, disse que pessoas de todo o País vieram até Porto Alegre em busca da estabilidade financeira. “Temos candidatos, distribuídos nos pontos de realização das provas, de todos os cantos do Brasil. Assim como foi o de agente, nossa expectativa é que todo o certame ocorra dentro do esperado, com tranquilidade”, reforçou. Ele salientou que o último concurso para delegado realizado no Estado foi em 2009, com ingresso na carreira em 2010. “Atualmente temos 461 delegados na ativa, obviamente temos uma defasagem de colegas, por isso é tão importante esse processo seletivo.”

Dados da Polícia Civil mostram que 16.039 candidatos tiveram as inscrições homologadas. Entre eles está a advogada Eveline Fontoura, 33 anos, que saiu de Nova Esperança do Sul, distante cerca de 500 quilômetros de Porto Alegre, ainda no sábado para realizar o concurso público. “Foram seis horas de viagem. No hotel em que fiquei hospedada havia pessoas de outras regiões do País, acredito que o salário atrativo e o conteúdo acessível tenha motivado a vinda de muitos candidatos”, frisou. Ela, que trabalha na Câmara de Vereadores da cidade, está em busca de estabilidade. “Mesmo com o parcelamento é vantajoso, até porque ele é provisório”, declarou.