Casamento real britânico pode injetar US$ 1 bilhão na economia de Windsor

Cerca de 100 mil pessoas, entre súditos e curiosos, eram esperadas nas ruas da cidade para acompanhar de perto a celebração

O casal apaixonado Harry e Meghan se casa neste sábado, apenas seis meses após o noivado - e menos de dois anos de relacionamento.

O príncipe Harry e a atriz Meghan Markle devem se casar em instantes no Castelo de Windsor, que fica a pouco mais de 30 quilômetros da capital britânica, Londres. Desde o início da semana, milhares de turistas, súditos e admiradores da realeza britânica passaram a lotar a pequena cidade para acompanhar o casamento real, considerado o evento do ano.

Cerca de 100 mil pessoas, entre súditos e curiosos, eram esperadas nas ruas da cidade para acompanhar de perto a celebração. Uma consultoria citada pela tv britânica BBC apontou que, apenas no fim de semana do casamento, cerca de US$ 1 bilhão deve ser injetado na economia da região.

Nessa sexta-feira, os príncipes Harry e William, filhos de Charles e Diana, surpreenderam e cumprimentaram público que espera o casamento real do lado de fora do Castelo de Windsor. Harry, sempre menos popular do que o irmão mais velho, William, é festejado pelos súditos às vésperas do casamento.

A noiva e a mãe ficarão hospedadas no luxuoso Cliveden House Hotel, a cerca de 14 quilômetros do Castelo de Windsor. Meghan, que é muito ligada à mãe, deve entrar sozinha na igreja – já que o pai está doente.

Harry e Meghan passaram a despertar mais atenção por romperem tradições da realeza. A noiva é atriz, divorciada, afro-americana e feminista. Os dois deixaram de fora da lista de convidados figuras políticas importantes da atualidade. E, para completar, Harry convidou as ex-namoradas para a cerimônia.

Nomeações

Na manhã de hoje, 19, como já era especulado, o príncipe Harry recebeu da avó, a rainha Elizabeth II, o título de duque de Sussex. Com a nomeação do futuro marido, a norte-americana Meghan Markle se torna duquesa de Sussex após o casamento real.

De acordo com a CNN, Meghan vai ser a primeira mulher a ter o título de duquesa de Sussex. Antes da nomeação do príncipe Harry, houve apenas um duque de Sussex, o príncipe Augusto Frederico (1773-1843) que, embora tenha se casado duas vezes, não teve os casamentos reconhecidos pelo pai, George III.

Segundo o comunicado do Palácio de Buckingham, Harry ainda foi nomeado conde de Dumbarton e barão de Kilkeel, recebendo respectivamente um título nobre da Inglaterra, um da Escócia e um da Irlanda do Norte, como manda a tradição.