Em meio a quadro nacional positivo, RS elimina 1,2 mil empregos em abril

Enquanto indústria da transformação, serviços e construção civil criaram 4,3 mil vagas no mês passado, agropecuária e comércio eliminaram 5,5 mil

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

O Rio Grande do Sul fechou 1.252 empregos em abril, mês em que o Brasil abriu mais de 115 mil vagas no mercado de trabalho. É o que mostra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho. Só cinco estados fecharam com resultado negativo: além do Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco, Amazonas e Rio Grande do Norte.

Enquanto a indústria da transformação, os serviços e a construção civil gaúchos criaram 4,3 mil vagas no mês passado, a agropecuária e o comércio eliminaram 5,5 mil. Apesar de negativo, o resultado de abril é melhor que os dos últimos quatro anos no mesmo período do ano, quando a economia gaúcha fechou entre 3 mil e 7 mil vagas de emprego.

No acumulado do ano, o saldo do Rio Grande do Sul ainda é positivo, em quase 43 mil postos de trabalho, conforme o Caged.

Temer antecipou resultado nacional

Os dados nacionais foram antecipados pelo presidente Michel Temer, nessa manhã, em cerimônia, em São Paulo, onde discursou na cerimônia de encerramento do Fórum da Exame e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Com o resultado, o saldo de empregos ficou positivo pelo quarto mês consecutivo no país e chega a 336.855 empregos criados no primeiro quadrimestre.