“Intenção é chocar”, explica secretária de Quaraí sobre campanha “só tenha os filhos que puder criar”

Outdoor com a imagem de uma criança com aspecto de tristeza, foi afixado ao lado do hospital da cidade

A secretária municipal de Saúde de Quaraí, na Fronteira Oeste, garantiu hoje que a intenção da campanha lançada pela Prefeitura intitulada “só tenha os filhos que puder” foi mesmo “chocar”. Fabiana Saldanha garantiu, em entrevista para o programa Direto ao Ponto, que é preciso chamar a população ao debate, e fazer com que haja reflexão acerca da prevenção e também do planejamento familiar. “A intenção é, num primeiro momento, causar a discussão, a reflexão sobre a responsabilidade de trazer ao mundo um ser humano”, completou.

Um outdoor com a frase, acompanhada da imagem de uma criança com aspecto de tristeza, foi afixado ao lado do hospital da cidade. Além do slogan, logo abaixo foi acrescida a frase “Não tem condições emocionais, pessoais ou econômicas? Pense bem antes de ter filhos!” A prefeitura também incluiu a hashtag #aescolhaésua na peça.

Fabiana acrescentou que a intenção não é discriminar a população mais pobre, onde estatisticamente se observa um índice de natalidade mais alto, mas também reforçar a importância de dar atenção psicológica e emocional para os filhos. “A nossa intenção sempre foi criar projetos e campanhas paralelas às políticas públicas de saúde, mas que venham aperfeiçoar e direcionar para as nossas necessidades.”

Fabiana garante, ainda, que, além da peça, a cidade se preocupa com o planejamento familiar e com a educação sexual nas escolas e comunidades.