Confronto indígena com morte resulta em dez denunciados pelo MPF no Norte do RS

Crime ocorreu em março na Reserva do Votouro, em Benjamin Constant do Sul

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou dez indígenas pelo envolvimento na morte de Vitor Hugo dos Santos Refey, de 22 anos, ocorrida na Reserva do Votouro, em Benjamin Constant do Sul, no Norte do Rio Grande do Sul, em início de março. O jovem morreu durante um confronto entre grupos de índios rivais, em função da troca de um cacique na reserva. A Polícia Federal conduziu o inquérito.

Se a denúncia for aceita, o grupo pode vir a responder pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma. Além da morte de Vitor Hugo, outras oito pessoas se feriram. O MPF pediu a prisão preventiva dos envolvidos, mas Justiça Federal não analisou o pedido alegando ser de competência da Justiça comum receber a solicitação.

Nessa quarta-feira, contudo, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região determinou a resolução de questões urgentes pela Justiça Federal de Erechim, que determinou a prisão preventiva de apenas dois acusados, indeferindo as do restante do grupo.

Em 8 de março, um grupo armado de indígenas invadiu a residência do índio Neri Francisco Refey, situada na Terra Indígena de Votouro, e disparou contra as pessoas em meio a uma confraternização no local. Parte desses disparos causaram a morte de Vitor Hugo dos Santos Refey e lesões graves em Welinton dos Santos Refey e Cleomar Francisco Reis.

Após o crime, um grupo de familiares das vítimas deixou a região por conta da violência praticada pelo grupo rival e montou acampamento em Passo Fundo, próximo ao aeroporto.