Trio é preso em operação de combate ao furto de carga e aliciamento de condutores

Treze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre

Três criminosos foram presos hoje durante o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão em Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre. Os policiais tinham como alvo o furto de carga mediante aliciamento de condutores na região Metropolitana. A operação Raptor teve a participação da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil.

Foram apreendidos uma espingarda calibre 20, cerca de 15 cartuchos de munição, sete aparelhos de telefone celular, nove pacotes de cigarros de origem estrangeira, 40 pacotes de papel de seda para cigarro de origem estrangeira e 13 garrafas térmicas com suspeita de origem ilícita.

O diretor de investigações do Deic, delegado Sander Cajal, esclareceu que as investigações começaram após dois supostos roubos de cargas, registrados nos meses de agosto e setembro de 2017. “Diante dos relatos feitos e indícios colhidos, desconfiou-se que se tratavam, na verdade, de furtos, cometidos através de aliciamento de motorista para a entrega da carga e falso relato à Polícia Judiciária”, explicou.

Para o delegado Alexandre Fleck, titular da DRFC, alguns criminosos passaram a optar por essa espécie de crime por envolver riscos menores que o roubo e por se tratar de um crime com punição menos severa pelo Código Penal.