Após racha, ala do PSB sugere nome próprio para disputa ao governo do RS

Ex-deputado constituinte Hermes Zaneti vai ser lançado como pré-candidato socialista ao Piratini

Foto: Divulgação

Após um racha no PSB, uma ala do partido confirmou o lançamento de uma pré-candidatura própria ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de outubro. Denominado “Movimento Levanta, Rio Grande!”, o grupo defende o nome de Hermes Zaneti como pré-candidato ao Palácio Piratini. Deputado constituinte, Zaneti é advogado e cientista político. O nome dele vai ser oficializado em evento, nesta quarta-feira, no Centro de Porto Alegre.

Além da saída traumática do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa da corrida eleitoral ao Palácio do Planalto, o PSB enfrenta, no Rio Grande do Sul, divergências internas em função de ter confirmado dois pré-candidatos ao Senado: Beto Albuquerque e José Fortunati. O partido não abre mão de indicar os dois nomes em uma eventual construção de coligação. Em 2018, o eleitorado gaúcho vai eleger dois senadores.

O próprio presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, já classificou como “kamikaze” a definição do partido de manter as duas pré-candidaturas ao Senado no próximo pleito. Em contrapartida, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati disse que vai interpretar como “puxão de tapete” caso a candidatura dele seja revista pelo PSB. De acordo com Beto, porém, o partido estuda realizar uma prévia para decidir o nome de apenas um candidato ao Senado.

Em nota emitida hoje, a Secretaria-Geral do PSB no RS reitera que é uma exigência da sigla manter os nomes de Beto e Fortunati ao Senado, mas salienta que não “há nenhum fechamento de questão” em torno da corrida eleitoral ao Palácio Piratini. Novas reuniões entre a cúpula socialista podem mudar as estratégias do partido. O próximo encontro do diretório estadual ocorre em 26 de maio.

Confira a íntegra da nota:

Registro, na qualidade de Secretário-Geral do PSB RS, que nosso partido tem intensificado o debate interno com a ampla participação direta da sua militância, cumprindo assim seu manifesto de fundação e seu estatuto que tem como princípio de que cabe exclusivamente ao congresso, a decisão final sobre coligações e candidaturas.

Nesta fase preparatória já foram realizadas 9 reuniões regionais todas dirigidas pelo Presidente (estadual, José) Stédile com ampla e livre participação e manifestação de lideranças e da militância presentes.

Assim como, a executiva cumpre sua tarefa de fazer permanentes debates de teses, estratégias para as candidaturas socialistas na próxima eleição. Neste sentido, cabe registrar objetivamente que em relação a eleição para o senado houve decisão unânime da direção estadual pela filiação do ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, de sua indicação para a disputa ao senado juntamente com o ex-deputado Beto Albuquerque (que já tivera seu nome indicado) e que a indicação destes 2 companheiros para as duas vagas ao senado é exigência do PSB RS para quaisquer coligações com outros partidos com candidatos a governo e também na possibilidade de candidatura própria do PSB ao Piratini – debate que acontece no partido, inclusive com significativo apontamento nas consultas aos militantes presentes nas regionais.

Importante registrar também que em relação a disputa do governo estadual não há nenhum fechamento de questão em nenhuma instância, pelo contrário, o debate está em pleno andamento e se seguirá no diretório do dia 26, em reuniões da executiva e no congresso partidário que estatutariamente é a instância única de escolha de candidaturas e coligações.

De outro lado, registre-se que seguindo princípios programáticos e estatutários fundamentais, ainda estão ocorrendo durante o mês em curso, reuniões semanais envolvendo 11 núcleos temáticos – coordenados pelo Companheiro vice presidente Mário Bruck – com dezenas de militantes que preparam e atualizam propostas para um projeto de governo para que nossa militância e o povo gaúcho saiba (sic) claramente o que o PSB pensa e propõe pata o futuro do nosso estado, condição essencial para eventuais coligações ou para a apresentação de candidato próprio ao governo do Rio Grande do Sul.

Atenciosamente.
Vicente Paulo Selistre
Secretário-Geral PSB RS.
Membro Titular do Diretório Nacional.
Ex-deputado federal PSB RS