Prefeitura da Capital espera receber 30 mil pessoas no Dia D de vacinação

Postos de saúde ficarão abertos até as 17h

Foto: Cristine Rochol / PMPA / CP

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre em relação ao Dia D, que acontece neste sábado, é imunizar até 60% dos grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe. “É bom ser otimista”, disse o secretário Erno Harzheim, estimando a possibilidade de comparecimento de até 30 mil pessoas. “Está um dia lindo e super agradável”, observou. Segundo ele, o índice estava em 51% na tarde de sexta-feira. Um total de 107 postos, correspondente a 75% das unidades de saúde na cidade, estão abertos entre 8h e 17h.

De acordo com ele, as gestantes e crianças estão procurando a vacina em maior número neste sábado em comparação aos idosos, cujo comparecimento costuma ser maior no período inicial da campanha de vacinação, que começou no dia 23 de abril e se estende até 1º de junho. O Centro de Saúde Modelo, na rua Jerônimo de Ornelas, no bairro Santana, está sendo um dos mais procurados. Como sempre, o berreiro das crianças é inevitável.

Erno Harzheim percebe “uma aceitação cada vez maior da vacina da influenza” por parte da população. “Ela não vai impedir que a pessoa pegue um resfriado mas sim a gripe que pode ser mais leve ou bem grave”, explicou, recordando até os casos de morte em decorrência da doença. “Em algumas situações favorece que uma infecção bacteriana venha e complique a infecção viral”, destacou, citando a pneumonia. O secretário confirmou ainda que, após o encerramento da campanha de vacinação, o estoque restante de doses será liberado para toda a população. “A imunização não protege só o indivíduo. No momento em que uma pessoa está vacinada e por acaso entrar em contato com o vírus da influenza, ela não vai fazer a cadeia de transmissão do vírus. Ela não vai se contaminar e passar adiante. Então quanto mais pessoas vacinadas, no fundo a gente protege de alguma forma aquelas que não estão vacinadas pois o vírus não chega nelas”, avaliou.

O secretário municipal da Saúde orientou também sobre a prática de medidas preventivas para evitar o contato com o vírus da gripe, como manter ambientes arejados; lavar frequentemente as mãos; ao tossir ou espirrar colocar a curva do cotovelo no rosto ao invés da mão; buscar uma boa alimentação e procurar ficar agasalhado do frio. “Lavar as mãos é uma das importantes”, fez questão de frisar.

O Dia D está sendo realizado em todo o país. No Rio Grande do Sul foram mobilizados quase 2 mil postos nos municípios. Entre os grupos prioritários estão crianças entre seis meses e menos de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas que tiveram bebê há até 45 dias, trabalhadores da saúde e indígenas, além de portadores de comorbidades (doenças pré-existentes) e professores da rede básica e ensino superior. As contraindicações são para quem tem alergia a ovo de galinha e seus derivados e ainda àquelas com histórico de reação anafilática a doses anteriores da vacina. A meta no RS é atingir os 90%, mas até sexta-feira havia sido alcançado 47% do previsto.