Porto Alegre imuniza mais de 20 mil pessoas no Dia D da vacinação e atinge 54% da meta

Até ontem, 47% do público-alvo gaúcho havia sido imunizado

O Dia D de vacinação contra a gripe na Capital, que esperava imunizar cerca de 30 mil porto-alegrenses, vacinou cerca de 20 mil pessoas. O vacinômetro do Ministério da Saúde, que contabiliza apenas as doses feitas em grupos de risco, indica 54,2% da meta atingida até o momento. Os dados, no entanto,  são parciais e ainda estão sujeitos a revisão nesta segunda-feira (14). Até agora, foram vacinadas 269.235 pessoas desde o começo da campanha.

O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, destacou que “75% das unidades de saúde participaram do Dia D, no sábado, e que a campanha segue até 1º de junho, em 140 postos da cidade.” Além disso, acrescentou que “no dia D, notamos que conseguimos vacinar um bom número de crianças de seis meses até 5 anos, que estão no grupo prioritário, já que o sábado facilita para que os pais possam trazer seus filhos”, afirmou.

O governo do Estado ainda não divulgou os números do Dia D para o Rio Grande do Sul, para o qual foram abertos um total de 2 mil postos de vacinação. Até ontem, 47% do público-alvo gaúcho havia sido imunizado.

Em nível nacional, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse neste sábado que a pasta já entregou mais de 80% do estoque de 60 milhões vacinas contra a gripe em todo país. No sábado, mais de 65 mil pontos de vacinação atuaram em todo território nacional para imunizar o público-alvo da campanha, que segue até o próximo dia 1º em todo país.