Instituto de Cardiologia promove neste sábado Dia do Coração Fetal

Gestantes podem realizar gratuitamente o exame de ecocardiografia fetal

O Instituto de Cardiologia de Porto Alegre promove hoje o Dia F – Dia do Coração Fetal, ação que avalia gratuitamente a saúde do coração do bebê em gestantes a partir do 5º mês de gravidez. O evento acontece até as 18h, na sede da instituição, que fica na Avenida Princesa Isabel, 395, no bairro Bairro Santana, em Porto Alegre. As grávidas devem levar documento de identidade, cartão do SUS e o Cartão Pré-Natal.

Uma equipe multidisciplinar realiza os exames de ecocardiografia fetal e fornece dicas e instruções às gestantes para proteger o coração do bebê, incluindo orientações nutricionais e psicológicas. Os casos que apresentarem alterações serão encaminhados para acompanhamento contínuo da Unidade de Cardiologia Fetal do hospital.

Em 2017, foram realizados 527 atendimentos gratuitos durante a atividade, um recorde desde a primeira edição do evento. Destes, aproximadamente 6,5% apresentaram alguma anomalia no exame e foram encaminhados imediatamente para acompanhamento. O exame é realizado a partir do 5º mês de gestação em razão de, nessa etapa da gravidez, o feto estar no tamanho adequado para gerar imagens que facilitem o diagnóstico.

Segundo o médico Paulo Zielinsky, 90% de todas as anormalidades cardíacas ocorrem em gestações sem fatores de risco. As principais anormalidades são as cardiopatias congênitas (malformação do coração) e alterações do músculo e do ritmo cardíaco (arritmias).