Em situações opostas, Grêmio e Inter se encontram para primeiro Gre-Nal do Brasileirão

Clássico ocorre a partir das 16h na Arena

Gre-Nal ocorre a partir das 16h. Foto: Fabiano do Amaral/CP

Após quase dois anos, Grêmio e Inter voltarão a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 16h, a Arena receberá o Gre-Nal 416, válido pela quinta rodada da competição. As duas equipes chegam ao clássico em momentos completamente opostos.

Com dois títulos conquistados no ano – Recopa e Gauchão -, o Grêmio chega ao Gre-Nal com uma sequência de duas goleadas com seu time titular. Pela Libertadores e Brasileirão, o Tricolor atropelou Cerro Porteño e Santos com vitórias por 5 a 0 e 5 a 1, respectivamente. A equipe reserva também mostrou sua força e na última quarta-feira aplicou 3 a 1 no Goiás pela Copa do Brasil.

Mas não só o ataque gremista vem funcionando quase que perfeitamente. O time titular sofreu diante do Santos o único gol com bola rolando no ano. Antes, a defesa só havia vazado em lances de bolas paradas. O goleiro Marcelo Grohe passou a marca dos 800 minutos sem sofrer gol.

Em situação completamente oposta, o Inter chega ao Gre-Nal para tentar evitar uma crise. A semana foi de tensão no Beira-Rio. Com protestos logo nos primeiros treinos, o clube mudou a programação e encerrou a preparação para o clássico concentrada no Hotel Vila Ventura, em Viamão, onde sequer a imprensa teve acesso.

Os mais cobrados foram o técnico Odair Hellmann e o vice de futebol Roberto Melo, que podem perder seus cargos se o Inter perder neste sábado. Jogadores como Rodrigo Dourado e Nico López também foram alvos dos protestos. Em quatro rodadas de Brasileirão, o Colorado venceu apenas uma partida – perdeu duas e empatou outra.

Grêmio quase definido e Inter com dúvidas

A diferença entre os dois times está também na projeção das escalações para o clássico. Enquanto o Grêmio tem a equipe praticamente definida, o Inter chega cheio de dúvidas.

O técnico Renato Portaluppi não poderá contar com Ramiro, suspenso, neste sábado. Alisson deve ser o substituto natural. No ataque, Jael tem um problema muscular e está fora, o que abre caminho para a utilização de André. Na lateral, Léo Moura não treinou na sexta-feira, mas deve ficar à disposição para o clássico.

No lado colorado, a atuação ruim diante do Flamengo levará Odair Hellmann a fazer mudanças. Uma ocorre por obrigação. Expulso no Rio de Janeiro, William Pottker não jogará o clássico. Lucca é o provável substituto. Gabriel Dias, muito criticado, deve ir para o banco. A possibilidade é que Zeca, contratado inicialmente para jogar na lateral, seja improvisado no meio-campo. Há também a possibilidade de Zeca atuar como ala com Fabiano virando um terceiro zagueiro.

Leandro Damião sentiu dores no começo da semana e ficou fora dos primeiros treinamentos, mas foi relacionado para o Gre-Nal. A tendência é que jogue. O centroavante tem apenas um gol marcado no ano, mas segue com a confiança de Odair.

Campeonato Brasileiro – 5ª rodada

Grêmio

Marcelo Grohe; Léo Moura; Geromel, Kanneman, Cortez; Arthur, Maicon; Alisson, Luan, Everton; André. Técnico: Renato Portaluppi.

Inter

Danilo Fernandes; Fabiano, Moledo, Cuesta, Iago; Dourado, Patrick, Zeca; D’Alessandro e Lucca; Leandro Damião. Técnico: Odair Hellmann.

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (Trio Fifa)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Horário: 16h