Toxoplasmose: chega a 271 total de casos confirmados em Santa Maria

No levantamento anterior, eram 218. Pelo menos 230 suspeitas seguem sob investigação

Novo boletim de investigação foi divulgado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura nesta sexta-feira. | Imagem: Divulgação Prefeitura de Santa Maria

Um boletim atualizado nesta sexta-feira sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria mostra que, até o momento, a cidade contabilizou 605 casos suspeitos da doença. Desses, 271 foram confirmados – sendo 24 deles em gestantes. No levantamento anterior, eram 218. Cento e quatro foram descartados e 230 permanecem em investigação.

Também foram divulgados mais dois boletins referentes ao atendimento de pacientes com os sintomas ou com a doença: um do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e, outro, da Casa 13 de Maio. No Husm, cujas as consultas ocorrem duas vezes na semana (nas terças e sextas-feiras), foram realizados 84 atendimentos até 8 de maio. Já na Casa 13 de Maio, foram realizados, até esta sexta, 85 atendimentos no Ambulatório de Pacientes com Síndrome Febril. Desses, 38 casos tiveram quadro confirmado de toxoplasmose aguda.

Surto de Santa Maria pode ser o maior do mundo

O surto de toxoplasmose que atinge a cidade de Santa Maria, na área central do Rio Grande do Sul, pode ser considerado o maior no mundo. Foi o que disse hoje o médico oftalmologista gaúcho Cláudio Silveira, que gerencia um centro de referência em tratamento de toxoplasmose em Erechim.

Segundo ele, os números de casos confirmados e em análise batem os quase 500 registrados na cidade de Santa Isabel do Ivaí, em 2002, no Paraná. Até então, esse surto no município paranaense era o recordista de casos em todo o planeta.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile