Ministério da Saúde assegura ter controlado surto de toxoplasmose em Santa Maria

Classificada como fato isolado pelo governo, epidemia da doença pode ser considerada a maior do mundo

Foto: Divulgação/Prefeitura Santa Maria

O Ministério da Saúde acredita ter estancado o surto de toxoplasmose em Santa Maria, no Centro do Estado. Conforme o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, mesmo que a epidemia venha ser considerada a maior do mundo, o fato ainda é considerado como isolado. Santa Maria já contabilizou 605 casos suspeitos da doença. Desses, 271 foram confirmados – sendo 24 deles em gestantes.

Contudo, a origem do contágio da doença ainda não foi esclarecida pelo Ministério, disse Gilberto Occhi. “Isto está debelado. É um fato isolado, que não tem uma consequência maior. Nós atuamos imediatamente, mas ainda temos que identificar a causa deste fator que levou estas pessoas a terem este problema com a saúde”, pontua.

O surto da doença em Santa Maria já é considerado o maior no mundo, segundo o médico oftalmologista Cláudio Silveira, que tem um centro de referência em tratamento de toxoplasmose em Erechim. Conforme Silveira, os números de casos confirmados e em análise já superam os quase 500 registrados no município de Santa Isabel do Ivaí, em 2002, no Paraná, recordista de casos de toxoplasmose no planeta.

Laudos preliminares dão negativo para toxoplasma na água da cidade

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) encaminhou à Prefeitura de Santa Maria os resultados das análises preliminares em amostras da água distribuída na cidade. Os testes comprovaram, até o momento, a ausência do DNA do protozoário causador da toxoplasmose na água tratada e distribuída no município. Com isso, segue mantida a orientação de que moradores fervam o líquido ou comprem água mineral.

Recomendação para grávidas

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita e tem afetado, principalmente, as grávidas. Por isso, especialistas recomendam para que mulheres que estão planejando uma gravidez que aguardem até que o surto tenha minimizado em Santa Maria.

Entre as recomendações para evitar a contaminação da doença estão: ferver água por 10 minutos; não comer carne crua ou mal passada; lavar legumes e verduras, principalmente, vegetais folhosos e ter cuidado com gatos, especialmente com a limpeza na areia de fezes do animal.