Gripe: ministro da Saúde convoca gaúchos a imunizarem crianças no Dia D

Em 2017, 23% delas não foram imunizadas, lembrou Gilberto Occhi

Ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Foto: EBC

Neste sábado, os postos de saúde em todo Brasil abrem para o chamado Dia D de mobilização contra a gripe. No País, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 54,4 milhões de pessoas dos grupos prioritários, que correm mais risco de infecção.

Em entrevista à Rádio Guaíba, na noite dessa sexta-feira, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, apelou para que os responsáveis reforcem a imunização das crianças do público-alvo. Em 2017, a meta do Ministério era vacinar 95% das crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, mas a cobertura chegou apenas a 77%.

“Infelizmente, as crianças tiveram um percentual muito baixo daquilo que era o ideal em 2017. As crianças tiveram um percentual de apenas 77%, ou seja, 23% da população de crianças no País não foi vacinada. É muito importante que os pais, mães, tios e avós levem essas crianças para tomarem a vacina. Eu faço aqui um apelo para isso”, enfatiza.

A campanha de vacinação contra a gripe começou em 23 de abril e vai até 1° de junho. No Rio Grande do Sul, mais de 1,5 milhão de pessoas já foram imunizadas contra o vírus da gripe, desde o início da campanha. Isso representa uma cobertura de 46,5% dos grupos prioritários. A meta é chegar até o fim da campanha, em 1º de junho, a 90% de um total de 3,6 milhões de gaúchos.

Em função do inverno rigoroso no Sul, Gilberto Occhi intensificou a importância de que a população gaúcha procure os postos de vacina neste sábado. “A atenção que nós temos com a região Sul ocorre em decorrência, é claro, do frio e da chuva que acomete essa região, sempre. Então, é muito importante que nós tenhamos esse cuidado”, frisa.

Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Nesse caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile