Clássico Gre-Nal, na Arena, terá esquema de trânsito e transporte

Partida acontece neste sábado, às 16h

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / CP

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) definiu esquema de trânsito e o serviço do transporte para o clássico Gre-Nal nº 416, que acontece hoje, às 16h, na Arena. A partida válida pelo Campeonato Brasileiro deve reunir mais de 40 mil pessoas. A abertura dos portões da Arena será permitida a partir das 13h.

O atendimento no transporte coletivo será reforçado com 15 ônibus da Linha Especial Futebol, com saída do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, a partir das 13h, para atendimento da torcida tricolor. Os ônibus para os colorados, total de 30 veículos, sairão da área do Beira-Rio a partir do meio-dia. A torcida mista terá concentração no DC Navegantes, saída para a Arena, igualmente a partir das 13h.

Os torcedores poderão utilizar, também, os dez veículos da Linha T2.3 / Arena (Carris) que serão colocados à disposição. Após o jogo, além dos 25 ônibus especiais (Carris, com dez carros articulados na saída, e o Especial Futebol), 33 lotações estarão disponibilizadas aos torcedores. Todos os veículos estarão posicionados na avenida Padre Leopoldo Brentano, imediações da Arena. A região da Arena do Grêmio possui cinco linhas regulares de ônibus. O serviço de táxi também será reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448. Outra boa opção de transporte é o Trensurb. Os torcedores que utilizarem o metrô deverão desembarcar na estação Anchieta, cerca de 1,5 Km da Arena, aproximadamente 10 minutos de caminhada até o estádio.

Bloqueios de trânsito

Quem optar por ir de carro precisa ficar atento às mudanças: a chegada ao estádio pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) ficará bloqueada a partir das 13h (horário provável), de acordo com monitoramento da EPTC e Brigada Militar, em razão da segurança do público. Este horário poderá ser antecipado ou, mesmo, estendido. Na saída, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2, será direcionado obrigatoriamente para a BR-448, sentido Porto Alegre/Canoas, com possibilidade de fazer o retorno na Prainha de Paquetá, deslocamento de cerca de 4,5km. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, será direcionado para a avenida Voluntários da Pátria.

Após o jogo haverá possibilidade de inversão de fluxo de uma faixa da avenida Voluntários da Pátria, da Arena até a rua Graciano Camozzato; a avenida Frederico Mentz terá sentido único da Arena até a rua Graciano Camozzato; a avenida AJ Renner poderá ter sentido único da Arena até a rua Amynthas Jacques de Moraes, após a saída do jogo, conforme avaliação dos agentes.