Chuva causa alagamentos nas áreas urbana e rural de Uruguaiana

Principal causa de entupimento dos pontos de escoamento de água é o volume de lixo jogado em via pública

Cidade Nova é um dos mais afetados após 83 milímetros de precipitação | Foto: Paulo Woutheres / Divulgação

Chuvas registradas entre ontem em hoje somaram 83 milímetros e alagaram ruas e avenidas de Uruguaiana, na fronteira Oeste. A Defesa Civil informou que algumas casas chegaram a ser invadidas pela enxurrada. Máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural foram utilizadas para desobstruir valas e bueiros, na tarde desta quinta-feira. O coordenador da Defesa, Paulo Woutheres, salienta que a principal causa de entupimento dos pontos de escoamento de água é o volume de lixo jogado em via pública.

Pelo menos três casas foram afetadas: duas tiveram telhas de zinco furadas e receberam lonas e uma ficou alagada parcialmente, devido ao desnível da construção. Os bairros mais atingidos foram o Cidade Nova, Cabo Luiz Quevedo, Olga Ibarra, Áreas Verdes e Loteamento Dona Laura. Na área rural, além dos danos em estradas vicinais, a colheira de arroz teve de ser suspensa, atrasando ainda mais o ciclo.

Em Barra do Quaraí, de acordo com a Defesa Civil do município, três famílias solicitaram lonas para cobrir telhados avariados pelo temporal. Itaqui registrou chuvas, raios e trovoadas, mas sem dano expressivo.