Porto Alegre fará parte do Sistema Nacional de Segurança Pública

Capital gaúcha é primeira cidade do Brasil a fazer parte do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública

Ato de implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública - SINESP/CAD para a Guarda Municipal de Porto Alegre | Foto: Luciano Lanes / PMPA

A prefeitura de Porto Alegre terá acesso ao Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública (Sinesp). As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira, no Paço Municipal.

O Sinesp integra todas as informações policiais do Brasil e vai permitir a integração das informações entre as agências de segurança pública e atendimento de emergência nas esferas nacional, estadual e municipal, agilizando e melhorando o atendimento ao cidadão. Porto Alegre é a primeira cidade do Brasil a utilizar a ferramenta. Até agora, o sistema atendia apenas os Estados, que são os responsáveis pela área da segurança pública.

De acordo com o secretário de Segurança do município, Kleber Senisse, o sistema permitirá que a prefeitura tenha acesso a todos os bancos de dados para pesquisas de segurança pública, onde será possível fazer a integração dos procedimentos operacionais, de análise e de inteligência.

“Nós teremos agrupados na mesma plataforma a Defesa Civil, Guarda Municipal, EPTC e a Saúde, através do SAMU. Então, é uma ferramenta em que o cidadão receberá o impacto imediato, com serviços melhores prestados e poderemos fazer uma análise desses serviços para que se faça uma melhoria”, explicou Senisse.

A prefeitura não terá custos com o sistema, que foi implementado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a integração das informações é a principal contribuição da plataforma.

“Município e Estado terão acesso direto com todas as informações do Brasil. Uma placa que tenha informação no Sistema Nacional ela estará a disposição dos sistemas estadual e municipal de segurança”, complementou Marchezan.

O programa entrará em funcionamento em 15 dias. Nas próximas duas semanas, servidores farão treinamento no sistema de integração.