Toxoplasmose: autoridades de saúde de Santa Maria sugerem que mulheres adiem gravidez

Gestantes podem sofrer as complicações mais graves da doença, que pode, inclusive, levar à morte do feto

Foto: Arquivo Correio do Povo

Após as autoridades de saúde de Santa Maria, na região Central, confirmarem que o município vive o maior surto de toxoplasmose já registrado no Rio Grande do Sul, médicos e infectologistas sugerem que mulheres que pretendam engravidar adiem a gestação, ao menos até que seja identificada a fonte de contaminação da doença.

Conforme a infectologista do município, Paula Martinez, a precaução decorre do fato de que as gestantes podem sofrer as complicações mais graves da doença, o que pode levar, inclusive, à morte do feto. Até o momento, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou que investiga a morte de dois fetos no município, em que as mães foram diagnosticadas com o resultado positivo para toxoplasmose.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Tani Ranieri, garantiu que não há a possibilidade de o surto se espalhar a outras regiões.

Surto de toxoplasmose em Santa Maria já é o maior do RS

Desde 27 de abril, subiu de 105 para 176 o número de pessoas infectadas pela toxoplasmose em Santa Maria, segundo apontou o boletim mais recente, divulgado na tarde de sexta-feira, pela Prefeitura Municipal.

Na coletiva, as autoridades de Saúde confirmaram, também, que, dos 421 casos suspeitos de toxoplasmose, 26 foram descartados e 219 seguem em investigação (incluindo 85 envolvendo gestantes e duas mortes de fetos, além de um aborto, de mães positivas para toxoplasmose). Além disso, a Prefeitura confirmou que segue em 19 o número de bairros afetados pela doença no município.