Prazo para alistamento e regularização eleitoral termina na próxima quarta-feira

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos

Central de Atendimento ao Eleitor registrou filas no final de semana | Foto: Carlos Machado / Rádio Guaíba

Termina na próxima quarta-feira, dia 9 de maio, o prazo para que eleitores façam o alistamento, a transferência de domicílio ou a atualização de dados no cadastro eleitoral. O primeiro turno das eleições deste ano será realizado no dia 7 de outubro.

De acordo com o calendário eleitoral, a data é também o último prazo para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite a transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Esse também é o prazo para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuam título regular façam o alistamento eleitoral ou solicitem a regularização da situação para votar em outubro.

Como o voto é obrigatório, para quem tem entre 18 e 70 anos, o não cumprimento de prazos pode ser um empecilho para os eleitores. “Ele não vai poder fazer uma carteira de identidade ou o passaporte, retirar o diploma de conclusão de curso de nível superior e se for servidor público não poderá receber o contracheque. Ou seja, são restrições feitas pela legislação. E se não fizer regularização até 9 de maio, só poderá fazer após a retomada do alistamento eleitoral que ocorrerá em novembro de 2018”, explica o Secretário da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral, Josemar Riesgo.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Desse modo, o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, também pode requerer o título de eleitor até o dia 9 de maio.

Quem for aos cartórios eleitorais para fazer o alistamento eleitoral deve levar um comprovante de residência, um documento oficial de identificação (que contenha nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade) e o comprovante de quitação militar, para homens.

Neste final de semana, a Justiça eleitoral realizou um plantão em cartórios de 51 cidades do Rio Grande do Sul. Somente em Porto Alegrem cerca de duas mil pessoas foram atendidas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile