Prazo para alistamento e regularização eleitoral termina na próxima quarta-feira

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos

Central de Atendimento ao Eleitor registrou filas no final de semana | Foto: Carlos Machado / Rádio Guaíba

Termina na próxima quarta-feira, dia 9 de maio, o prazo para que eleitores façam o alistamento, a transferência de domicílio ou a atualização de dados no cadastro eleitoral. O primeiro turno das eleições deste ano será realizado no dia 7 de outubro.

De acordo com o calendário eleitoral, a data é também o último prazo para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite a transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Esse também é o prazo para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuam título regular façam o alistamento eleitoral ou solicitem a regularização da situação para votar em outubro.

Como o voto é obrigatório, para quem tem entre 18 e 70 anos, o não cumprimento de prazos pode ser um empecilho para os eleitores. “Ele não vai poder fazer uma carteira de identidade ou o passaporte, retirar o diploma de conclusão de curso de nível superior e se for servidor público não poderá receber o contracheque. Ou seja, são restrições feitas pela legislação. E se não fizer regularização até 9 de maio, só poderá fazer após a retomada do alistamento eleitoral que ocorrerá em novembro de 2018”, explica o Secretário da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral, Josemar Riesgo.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Desse modo, o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, também pode requerer o título de eleitor até o dia 9 de maio.

Quem for aos cartórios eleitorais para fazer o alistamento eleitoral deve levar um comprovante de residência, um documento oficial de identificação (que contenha nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade) e o comprovante de quitação militar, para homens.

Neste final de semana, a Justiça eleitoral realizou um plantão em cartórios de 51 cidades do Rio Grande do Sul. Somente em Porto Alegrem cerca de duas mil pessoas foram atendidas.