Líder de facção preso no Paraguai é transferido à Pasc

Júnior Perneta, capturado nessa quinta-feira, era considerado foragido desde março de 2015

Preso nessa quinta-feira, o líder de uma das principais facções do Rio Grande do Sul, Luis Fernando da Silva Soares Júnior, conhecido como Júnior Perneta, passou hoje a cumprir pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). A transferência ocorreu na tarde desta sexta-feira e contou com a atuação de cerca de 25 policiais na operação.

O criminoso é um dos maiores traficantes de drogas do Rio Grande do Sul. Capturado pela Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na madrugada de quinta-feira, ele era considerado foragido desde março de 2015, quando deixou a Pasc – o que, segundo o titular da Delegacia de Capturas do Deic, Arthur Raldi, ocorreu por um erro de sistema.

O chefe da Polícia Civil do Estado, delegado Emerson Wendt, ressaltou a importância de ter completado “um ciclo da tríade de alvos principais” da corporação. No país vizinho, Júnior Perneta seguia exercendo o poder de liderança sobre a facção. “Quando ele ficou sabendo que era monitorado, começou a utilizar linhas telefônicas do Reino Unido, do Marrocos e da Irlanda. Tudo isso para dificultar a investigação”, enfatizou Raldi.

O criminoso vivia no Paraguai utilizando documentos falsos e, no momento da prisão, dirigia uma Kia Sportage, que já tinha sido identificada. Além disso, foram localizados e apreendidos registros de porte de três pistolas, feitos no Paraguai.