Governo convoca 106 aprovados no último concurso do IGP-RS

Os candidatos nomeados têm o prazo de 15 dias, a partir de hoje, para tomar posse

Foto: Divulgação / IGP-RS / CP

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira a nomeação de 106 aprovados no último concurso do Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul. Foram convocadas 36 pessoas para o cargo de Técnico em Perícias, 35 para Perito Médico-legista e 35 para Perito Criminal.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do IGP (Sindiperícias), Henrique Machado, a lei prevê que o Instituto tenha 1700 servidores, mas com as 106 convocações de hoje, o órgão chega a 760 funcionários e continua com uma defasagem de mais de 55%.

“É claro que toda a nomeação é bem-vinda, ainda mais com a carência que temos no IGP. Até o final de 2014, nós tínhamos uma isonomia com a Polícia Civil e a Brigada Militar e hoje não há mais isso. Em Santa Catarina, o governo de lá abriu um concurso e eles estão para nomear os aprovados. Muitos dos que foram aprovados aqui, também foram aprovados lá. Então, esses convocados aqui farão um treinamento, ficarão alguns meses no cargo e depois podem ser nomeados lá. E se decidirem ir para lá, as vagas daqui ficarão desocupadas novamente”, explicou Machado.

Até o fechamento dessa matéria, às 13h15, o IGP não havia se manifestado sobre as críticas do presidente do Sindiperícias.

Os candidatos nomeados têm o prazo de 15 dias, a partir de hoje, para tomar posse. A relação dos documentos necessários está no edital do concurso.

Confira abaixo o número de vagas nomeadas para cada cargo:

Perito Criminal Área 2 – Computação Forense: 4

Perito Criminal Área 4 – Engenharia Civil: 9

Perito Criminal Área 07 – Engenharia Mecânica: 9

Perito Criminal Área 09 – Engenharia Elétrica: 3

Perito Criminal Área 10 – Química/Engenharia Química: 3

Perito Criminal Área 11 – Biomedicina/Farmácia/Biologia: 4

Perito Criminal Área 11 – Psicologia: 3

Perito Médico-legista: 29

Perito Médico-legista – Patologista: 3

Perito Médico-legista – Psiquiatra:

Técnico em Perícias – Ensino Médio: 21

Técnico em Perícias – Técnico em Radiologia: 15