Com 176 casos confirmados, surto de toxoplasmose de Santa Maria já é o maior do RS

Prefeito voltou a pedir que moradores não entrem em pânico e comparou situação com a de São Marcos, na Serra

Coletiva sobre toxoplasmose em Santa Maria. | Foto: Reprodução

Desde 27 de abril, subiu de 105 para 176 o número de pessoas infectadas pela toxoplasmose em Santa Maria, na região Central, segundo apontou um boletim divulgado, na tarde sexta-feira, pela Prefeitura Municipal. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, esse já é considerado o maior surto da doença no Rio Grande do Sul.

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, salientou que apesar do número de casos, a população não deve entrar em pânico. “O segundo maior caso de surto foi registrado em São Marcos, cidade com 21.364 habitantes, que teve 146 casos confirmados. Se pensarmos que lá a população é menor, talvez o medo fosse maior. Mas os santa-marienses precisam entender que temos uma equipe extremamente comprometida trabalhando e não mediremos esforços para descobrir o foco da doença e diminuir os números”, salientou. Santa Maria soma hoje quase 280 mil habitantes.

Na coletiva, as autoridades de Saúde divulgaram, também, que, dos 421 casos suspeitos de toxoplasmose, 26 foram descartados e 219 seguem em investigação (incluindo 85 envolvendo gestantes e duas mortes de fetos e um aborto de mães positivas para toxoplasmose). Além disso, a Prefeitura confirmou que segue em 19 o número de bairros afetados pela doença no município.

A secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello, divulgou ainda que um ambulatório específico para exames gratuitos de oftalmologia em caso de suspeita de toxoplasmose vai ficar aberto cinco dias na semana. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde vai credenciar laboratórios particulares para fazer exames que identifiquem a doença.