Ataque a tiros em frente a presídio mata dois e fere outros dois em Candelária

Caroneiro de moto disparou 15 vezes com uma pistola 9 mm de uso restrito

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas após um ataque com arma de fogo na rua Getúlio Vargas, em frente ao Presídio Estadual de Candelária, nesta sexta-feira. A ação, conforme a Brigada Militar (BM), ocorreu pela manhã, quando uma dupla armada tripulando uma motocicleta Honda Titan e usando capacetes parou em frente ao local. O caroneiro desceu e disparou 15 vezes com uma pistola 9 mm, de uso restrito, contra um veículo Volkswagen Parati, com placas de Paraíso do Sul, atingindo quatro pessoas.

O primeiro a receber os disparos foi o detento Vilmar Gomes Rios, de 45 anos, que aguardava no local para fazer a atualização da tornozeleira. Ele levou um tiro no abdômen, mas conseguiu correr e se esconder nas proximidades. Em seguida, o criminoso foi em direção ao veículo e atirou contra Paulo Luís Welker, de 37, conhecido como Ximbé, que também esperava para atualizar a tornozeleira no sistema de monitoramento. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O autor dos disparos chegou mais perto do carro e atingiu o motorista Fábio da Silva Alves, de 37, e a irmã de Paulo, Maria Rosane dos Santos, de 38. Eles foram removidos e encaminhados ao Hospital de Candelária. O motorista morreu a caminho da casa de saúde na ambulância do Samu. Maria Rosane, atingida na barriga, foi transferida para o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo. Vilmar segue internado no Hospital Candelária, com quadro estável.

O policial militar que fazia a guarda externa do presídio viu o momento em que o motociclista e o caroneiro fugiram na direção da localidade de Rebentona. Viaturas de Candelária, Cachoeira do Sul e Vera Cruz fizeram buscas aos atiradores. O delegado Rodrigo Marquardt da Silva informou que os indícios são de que o alvo principal do criminoso era Paulo Luís Welker, que foi atingido por pelo menos oito disparos. Welker havia obtido o direito de cumprir a pena em casa, por estar doente. Ele colocou a tornozeleira no dia 27 de abril e usufruía da prisão domiciliar. A BM pede que qualquer informação a respeito da localização dos suspeitos seja avisada pelo telefone 190.