Movimento Maio Amarelo é lançado em busca de conscientização no trânsito

Carcaças de veículos pintados em amarelo foram colocados em cinco cruzamentos de maior índice de acidentes em Porto Alegre

Kombi foi colocada na Rótula das Cuias, no centro da Capital. Foto: Guilherme Testa / CP

Foi lançado na manhã desta quarta-feira o movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Em alusão ao movimento, foram colocadas carcaças de veículos pintados na cor amarela em cinco cruzamentos de Porto Alegre.

Os veículos foram instalados nos canteiros das avenidas: Protásio Alves x Manoel Elias; Assis Brasil x Sertório; Ipiranga x Érico Veríssimo; Rótula das Cuias; e Ipiranga x Salvador França. Somente nesse último entroncamento, 41 acidentes foram registrados em 2017.

Conforme o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, as ações serão realizadas durante este mês de maio com blitze educativas para alertar a sociedade sobre o tema. “Será colocado uma fita amarela nos ônibus e lotações para lembrar do movimento. O próprio Iberê Camargo irá fazer uma noite no museu, onde utilizará iluminação em amarelo. A própria ponte do Guaíba terá também iluminação em amarelo, fora ações de conscientização que iremos fazer”, afirma.

O ato de lançamento do movimento foi realizado no Salão Nobre do Paço Municipal e contou com a participação de representantes do Detran-RS, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Polícia Rodoviária Federal. Além de Porto Alegre, o Maio Amarelo é realizado em outras capitais do país e em 27 países. Foi escolhido o quinto mês do ano, pois em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor foi escolhida porque o amarelo representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.