Instituto Goethe emite nota após painel amanhecer vandalizado em Porto Alegre

Instituição informou que discute internamente ações a serem tomadas diante da repercussão do projeto

Foto: Divulgação/Laymert dos Santos

O Goethe Institut de Porto Alegre está no centro de uma polêmica envolvendo manifestações artísticas com a figura de Jesus Cristo. Após um painel ser grafitado junto ao muro do instituto na Capital gaúcha ilustrando uma representação do Cristo decapitado, a obra foi apagada na madrugada de terça e, ao lado, foi pichada a frase “ele ressuscitou”. O mural era de criação de Rafael Augustaitiz e Amaro Abreu, como parte da exposição Pixo/Grafite: Realidades Paralelas.

A exposição está em cartaz desde 23 de março e permanece no Goethe até o próximo dia 19, sob curadoria de Laymert Santos. O Goethe Institut, através de nota, afirmou nesta tarde que “está analisando as manifestações recebidas em decorrência da pintura do muro de sua sede” e que “nos próximos dias, o Instituto discute internamente quais as ações a serem tomadas diante da repercussão do projeto”. A instituição também garante que “acolhe e respeita todas as manifestações a favor e contra o projeto, no âmbito da civilidade”.  

Em 27 de abril, o Goethe já havia publicado no Facebook um texto explicativo sobre a exposição, ressaltando que “em nenhum momento foi intenção do projeto ou do Instituto ofender sentimentos religiosos.”

Além disso, de antemão, a instituição pretende realizar um debate público, “a fim de discutir a ligação entre arte e religião e os desdobramentos que se originam nessa relação. Serão bem-vindos todos as cidadãs e cidadãos que quiserem dialogar e conversar a respeito do tema, tão importante e relevante na nossa sociedade atual.”

Confira a nota na íntegra:

A direção do Goethe-Institut Porto Alegre está analisando as manifestações recebidas em decorrência da pintura do muro de sua sede, em Porto Alegre, parte da exposição “Pixo/Grafite: Realidades Paralelas”, que será apresentada até dia 19 de maio de 2018. Preliminarmente, acolhe e respeita todas as manifestações a favor e contra o projeto, no âmbito da civilidade. Nos próximos dias, o Instituto discute internamente quais as ações a serem tomadas diante da repercussão do projeto.

A exposição coloca dois artistas de “Street Art” em diálogo, os quais representam diferentemente a arte urbana.”