Banco Central desmente fake news sobre recebimento de notas com carimbo “Lula Livre”

Vídeo com um manifestante carimbando o rosto do ex-presidente em cédulas viralizou nas redes sociais

O Banco Central (BC) divulgou, hoje à tarde, uma nota desmentindo a notícia falsa que circulou pelas redes sociais informando que a instituição havia sido proibida de receber notas com o carimbo “Lula Livre”. Conforme o BC, cédulas com rabiscos, símbolos ou marcas estranhas ao natural podem ser aceitas, trocadas e depositadas normalmente na rede bancária.

Os boatos circularam, após um vídeo viralizar pelas redes sociais mostrando notas de Real sendo estampadas com o carimbo “Lula Livre”. A estratégia vinha sendo usada por manifestantes contrários à prisão do ex-presidente.

Ainda de acordo com o BC, as notas apresentadas aos bancos serão recolhidas, para destruição, mas enquanto permanecerem no mercado, devem ser preservadas, já que a fabricação de cédulas novas gera custo para o País.

Confira a nota do BC na íntegra:

Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária. As notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas ao Banco Central, para destruição. O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o País e sua reposição elevará ainda mais esse custo. 

Veja o vídeo: