Acidentes de trânsito mataram 25 pessoas no feriadão do Dia do Trabalho no RS

Outras 171 pessoas ficaram feridas

O feriado do Dia do Trabalho foi ainda mais violento nas estradas gaúchas em comparação a mesma data no ano passado. Em 2018, 25 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito no Estado. Em 2017, a data contabilizou 24 vítimas. Além disso, o balanço do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran), divulgado na manhã desta quarta-feira, aponta que 221 acidentes deixaram 171 pessoas feridas.

A operação Viagem Segura do Dia do Trabalho teve início na sexta-feira e se estendeu até a meia-noite dessa terça-feira (01). No período, os órgãos de fiscalização contabilizaram 9.019 infrações de trânsito. Foram 471 veículos recolhidos e 160 carteiras de habilitação irregulares retidas. Nesta 88ª edição da operação foram fiscalizados, em todo o Estado, 24.272 veículos no período.

Foram realizados ainda 3.586 testes de etilômetro, que registraram 70 infrações por alcoolemia, além de 72 autuações por recusa. A ação da Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM permitiu retirar das ruas 142 potenciais causadores de acidentes. Eles foram multados e responderão de acordo com as sanções administrativas por infração dos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano, além da retenção do veículo e do documento. Destes, 23 incorreram em crime de trânsito e ainda foram conduzidos a delegacias (32,9% dos testes positivos).

Como já é tradicional na Capital, ocorreu a Megablitz, somando os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura à Viagem Segura. De sexta-feira para sábado, DetranRS, Brigada Militar, Polícia Civil, EPTC e Guarda Municipal realizaram duas operações de fiscalização conjuntas em Porto Alegre, buscando coibir comportamentos de risco e retirar de circulação os motoristas sem condições de dirigir. As blitze foram montadas nas avenidas Loureiro da Silva, nas proximidades do nº 1.995, e Goethe, em frente ao Parque Moinhos de Vento (Parcão). No total foram fiscalizados 298 veículos, somando os esforços dos agentes da Balada Segura à Operação Viagem Segura. Os órgãos de trânsito autuaram 30 condutores por dirigir sob a influência de álcool, ou por recusa ao bafômetro.

Desde o feriado da Proclamação da República de 2011, já foram realizadas 88 operações, com mais de 5,3 milhões de veículos fiscalizados e 199,3 mil testes de etilômetro realizados. Foram registradas mais de 934,7 mil infrações, sendo 18,4 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 88,3 mil veículos e mais de 24 mil CNHs.