Supermercados estarão fechados no feriado; confira os outros serviços

Feriado altera serviços na Capital

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória.

Lojas, supermercados e agências bancárias funcionam normalmente hoje em Porto Alegre, mas fecham nesta terça-feira, feriado do Dia do Trabalhador. Através da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindec) da Capital, o comércio da cidade não tem autorização para funcionar com empregados no dia 1º de maio.

Os supermercados não vão abrir nesta terça, conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Mas os estabelecimentos funcionam normalmente nesta segunda-feira. As áreas de alimentação e lazer dos shopping centers funcionarão normalmente.

Os bancos não abrem no feriado, mas o serviço é normal hoje. As contas de consumo (água, luz, telefone) e carnês com vencimento marcado para o dia 1º de maio poderão ser pagos na quarta-feira (2), sem incidência de multa por atraso.

O transporte público atuará com a tabela de feriado, equivalente a de domingo. Táxis circulam com a bandeira 2 no Dia do Trabalhador. Tal como no ano passado, a Prefeitura de Porto Alegre informou que não haverá passe livre no feriado. Já os trens irão operar com intervalos de 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos – com exceção dos últimos horários da noite.

Serviços públicos estaduais atuarão normalmente nesta segunda, mas em regime de plantão nesta terça. Unidades de saúde da mesma forma: trabalham normalmente hoje e fecham amanhã.