Porto Alegre: mais de 90 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe

Maior número de imunizados, segundo os registros, está no grupo dos idosos: 53.732

Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações dão conta de que 74.504 doses da vacina contra gripe foram aplicadas em pessoas de grupos prioritários em Porto Alegre até o momento. Já as pessoas com comorbidades receberam mais 16.423 doses, elevando para 90.927 o número de porto-alegrenses vacinados na rede pública.

Segundo os dados do vacinômetro do Ministério da Saúde, 18,79% das pessoas inseridas em grupos prioritários aproveitaram os primeiros dias da campanha para fazer a imunização e garantir proteção contra a influenza. O maior número de vacinados, segundo os registros, está no grupo dos idosos: 53.732.

Compõem os grupos incluídos na meta as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, idosos, gestantes e puérperas até 45 após o parto, indígenas e trabalhadores da saúde. Também serão vacinados pela rede pública pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores da rede básica e ensino superior.

Até o final da campanha, devem ser destinadas para Porto Alegre cerca de 595 mil doses da vacina contra influenza. Todas as unidades de saúde com salas de vacina abertas fazem parte da campanha, com horário de atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Centro de Saúde Modelo e a US São Carlos, que atendem até as 22h, seguem vacinando das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, e a Clínica de Família da Restinga recebe o público das 8h às 20h, também de segunda a sexta. As unidades que atenderão à população no Dia D, 12 de maio, ainda serão definidas pela Prefeitura.

A vacina contra influenza pode ser aplicada junto a outras vacinas ou medicamentos e as contraindicações são para pessoas alérgicas a ovo de galinha e derivados e àquelas que tenham histórico de reação anafilática a doses anteriores da vacina.