MP gaúcho pede que AirBnb explique falta de canal de atendimento ao consumidor

Objetivo é avaliar se há infração às boas práticas comerciais, ou se estão em desacordo com a legislação vigente no País

Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério Público (MP) Estadual confirmou, na tarde de hoje, que instaurou um inquérito civil público para apurar a conduta do site AirBnb no que tange ao atendimento aos consumidores. A plataforma é utilizada para conectar proprietários de imóveis a quem desejar alugar os espaços por um determinado período de tempo. Na prática, funciona como um serviço de hotel informal.

No entanto, uma reclamação protocolada ainda em 2016 junto ao MP de Porto Alegre acabou resultando na ação, no sentido de buscar informações acerca das possibilidades reservadas aos usuários do sistema para reclamações, dúvidas ou emergências. A reclamatória inicial dá conta de que essas facilidades não são ofertadas pelo site. A empresa deve prestar esclarecimentos em uma audiência em 28 de maio.

O objetivo, agora, é avaliar se há infração às boas práticas comerciais, ou se estão em desacordo com a legislação vigente no País. Através de nota, o AirBnb afirmou que mantém diversos “canais de atendimento ao consumidor, utilizando tecnologia e interatividade para atender de forma eficiente os questionamentos realizados, seja por mensagem, chat, redes sociais e telefone, contando inclusive com serviço 0800 acessível no Brasil.”

Confira a nota na íntegra:

“O Airbnb informa que a plataforma mantém diversos canais de atendimento ao consumidor, utilizando tecnologia e interatividade para atender de forma eficiente os questionamentos realizados, seja por mensagem, chat, redes sociais e telefone, contando inclusive com serviço 0800 acessível no Brasil. Todos os usuários com reserva confirmada também recebem por email e no aplicativo um lembrete com os canais de comunicação disponíveis. Com relação ao processo instaurado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, a empresa irá prestar todos os esclarecimentos necessários na audiência”.